Ainda tem dúvidas que de pode estar elegantíssima, enquanto cuida do nosso planeta? Quem me segue há algum tempo, sabe que defendo uma forma equilibrada e sustentável de tomarmos decisões relativamente à nossa roupa. Mais do que seguir tendências, o importante é conhecermos o nosso estilo pessoal, e apostarmos em peças de qualidade e que vão durar.
A indústria da moda é das mais poluentes do mundo. Falar de sustentabilidade no fabrico de roupa, de calçado e acessórios, é falar de materiais naturais ou reciclados, processos de baixo consumo de água, pouco poluentes, qualidade e durabilidade das peças fabricadas. Mas também de mercado justo e condições de trabalho.
Sermos conscientes na forma como compramos, e que tipo de roupas compramos, não só é amigo do ambiente, como é amigo da nossa carteira, a longo prazo. Para a ajuda a encontrar peças fabulosas, nacionais e amigas do ambiente, reuni uma lista das minhas marcas preferidas – portuguesas e sustentáveis!
Oh! Monday
Esta é uma marca bem portuguesa de roupa e acessórios, com um grande foco na sustentabilidade. As matérias-primas são naturais ou celulósicas e apenas é usada a quantidade de tecido suficiente para a produção, garantindo assim que não há excedentes que acabam em aterros.
Margarida Marques de Almeida, a sua criadora, descreve-a como “Uma marca para todas as mulheres fortes e empreendedoras, mas também para aquelas que precisam de um empurrão para serem assim”. E o nome não foi escolhido ao acaso: “Adoro segundas-feiras, mas há aquele estigma sobre este dia. As pessoas pensam sempre que ‘lá vou eu acordar para trabalhar’. Quero que seja precisamente o contrário. Que olhem para as segundas como um recomeço bom, com aquele friozinho na barriga de qualquer coisa nova.”

Sensify by Laila Sorensen
Com peças de design intemporal e pensadas para todos os corpos, a Sensify é caracterizada pelo recurso a fibras naturais, como a seda, bambo, linho e até eucalipto.
Vestir roupa da Sensify significa estar vestido conscientemente: consciente na seleção de fibras de alta qualidade de origem natural. É assumir-se responsável por uma compra sustentável, com um design feminino minimalista, intemporal e com formas que favorecem a silhueta feminina, com a grande vantagem associada à multifuncionalidade das peças que se adaptam a diversos estilos e ocasiões do dia a dia de todas as mulheres.

Baseville
Ana Ferreira e Ana Costa sempre estiveram ligadas à natureza e às questões ambientais. Em 2017, criaram a Baseville, uma marca 100% nacional com valores sustentáveis.
De Vila Nova de Famalicão, as peças desta marca são todas feitas em Portugal, e pensadas para serem usadas ao longo das várias estações do ano. Uma das missões da Baseville é reduzir a quantidade de recursos virgens nos seus produtos e não utilizar microplásticos. Também é possível enviar uma peça antiga da marca de volta para reciclar ou para revender.

Re-Coffee
Esta é uma marca de calçado vegan, feito em Portugal, com desperdício de café e borracha reciclada. Feitas com coffee leather (cuja composição é 50% borra de café e 50% borracha reciclada), o interior das sapatilhas têm fibra de coco e palmilha poliuretano reciclado. Já as solas têm 30% de borra de café e 70% de borracha reciclada. Cada par de sapatilhas é feito com o desperdício equivalente a 33 cafés expresso.

Näz
A Näz é a marca de roupa de Cristiana Costa. A sua proposta consiste em peças com linhas minimalistas, tecidos orgânicos e com o selo de fabrico nacional. Conta com uma grande variedade de produtos, desde t-shirts a casacos para mulher, homem e criança.
Alguns deles são feitos com excedentes de fábricas portuguesas. E quando é necessário são criados tecidos ecológicos, feitos de fibras orgânicas ou sustentáveis. Também desenvolvem, juntamente com empresas têxteis da Covilhã, tecidos e malhas com fios reciclados.
No site da marca, podemos encontrar as informação relativas aos materiais e ao local de fabrico de cada peça. Estão também disponíveis dicas de cuidado a ter com os tecidos e com o próprio ambiente.

Conscious Swimwear
Há procura de uma forma sustentáveis de ir para a praia? A marca portuguesa, Conscious Swimwear cria os seus fatos de banho a partir de econyl. Este material é uma fibra de nylon fabricada a partir de resíduos plásticos recolhidos de praias, sobretudo redes de pesca.
Os biquínis caracterizam-se por terem um design bastante simples, com cores e padrões desenhados pela marca. Cada parte do biquíni pode ser comprada individualmente. O que, segundo a marca, leva o cliente a comprar apenas o que precisa. Oferecendo-lhe também uma série de possibilidades de combinação das peças.

BUZINA
A BUZINA nasce em 2016 pela mão da designer Vera Fernandes, que queria criar peças para vestir todas as mulheres que gostam de roupas exclusivas, diferentes e versáteis. Cada coleção apresenta apenas 20 peças, que são produzidas, no máximo, 70 vezes.
A política de sustentabilidade da BUZINA chega também aos tecidos, já que a matéria-prima utilizada na produção é recuperada de fábricas parceiras e que, de outra forma, acabaria num aterro.

Insane in the Rain
Esta marca portuguesa cria casacos com vários padrões, todos feitos a partir de garrafas de plástico que poderiam acabar nos oceanos. Para cada casaco, são utilizadas entre 17 a 23 garrafas de água.
A empresa, apesar de ser nacional, tem fábrica em Taiwan, mas garante cumprir com todos os princípios éticos e respeitar os seus trabalhadores.
